SJCS Informática

(21) 4063-8686

Segurança

Segurança é um ato, uma regra ou conduta muita antiga. Desde os primórdios da humanidade já temos exemplo de segurança. Proteger o seu patrimônio, segredos, território, as pessoas que você ama, leva o homem a criar mecanismos de segurança que evitam por em risco as coisas importantes em sua vida.

No geral, não existe sistema totalmente seguro e na informática não seria diferente. Num mundo virtual (invisível) a segurança se torna muito difícil, pois somente pessoas com ampla experiência conseguem perceber que foram violadas por alguém com interesse de espionar e se apropriar de dados sem deixar quaisquer vestígios. A invasão é algo que está se tornando freqüente devido à facilidade no acesso de informações, que torna as pessoas cada vez mais familiarizadas com os recursos da informática, podendo usá-las da forma que quiser (positiva ou negativamente).

Mas nem tudo está perdido. O fato de não existir método de proteção 100% seguro não quer dizer que você será vítima. Dados protegidos por uma fiscalização e monitoração freqüente, com atualizações dos métodos de proteção e anulando a rotina e o comodismo, dificulta qualquer tentativa de invasão.

De quantos bancos temos notícia de que são roubados? E de joalherias e galerias de arte? Acontece, mas em pouca quantidade se levarmos em conta a quantidade de agências, galerias de arte ou joalherias existente numa cidade como o Rio de Janeiro, por exemplo. E sabe porque? Boa parte do segredo está na metodologia de proteção (rondas dos guardas, procedimento para acesso aos cofres, etc.) e não somente nos cadeados, cofres ou nas filmadoras e agentes de segurança. O antivírus e firewall são importantíssimos para segurança, mas se os usuários não sabem utilizá-los, se o antivírus não é atualizado periodicamente, se os programas estão desabilitados para funcionarem constantemente, não é possível garantir o mínimo de segurança. ler página 2/3..

Rua Tiboim - Brás de Pina - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21011-650 - Saiba como chegar até nós.